[Resenha] Para Todos os Garotos que Já Amei | Jenny Han

Foto por Joana e suas Imaginações |  Resenha de Lisandra Vieira

Título: Para Todos os Garotos que Já Amei  | Série: Para Todos os Garotos que Já Amei | Vol.01
Autora: Jenny Han   
Páginas: 320
Editora: Intrínseca |  Nota: ★★★★★ (5/5) 

SINOPSE: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.



Como expressar todo o amor que estou sentindo neste instante, após terminar de ler esse livro maravilhoso?! Lara Jean foi um presente... Que personagem meiga e cativante!

A trama já prende e instiga logo de cara. No primeiro contato com a história, descobrimos que Lara Jean escreveu cinco cartas de amor para cinco garotos diferentes. Ela escreveu em momentos diferentes, em fases diferentes da vida...  Ela se via gostando muito de alguém, não era correspondida (assim pensava), e então cansava de sofrer e declarava seus sentimentos nas cartas, que endereçava e guardava em uma caixa secreta de recordações.
Um belo dia um dos meninos vem até ela com a carta em mãos pedindo que ela explique o porquê de ter enviado agora, já que ele percebe que é uma carta antiga, e ela fica perplexa e diz que não mandou carta nenhuma.  Bem, ela realmente não enviou. Mas ele recebeu... Então, quem enviou as cartas?

- Você só gosta de caras com quem não tem chances, porque tem medo. Do que você tem tanto medo?- Não tenho medo de nada.- Até parece. Você prefere criar uma versão idealizada de alguém na sua mente a ficar com a pessoa.

Ela corre pra casa e descobre que o pesadelo é real. Todas as cartas sumiram... Inclusive a do seu vizinho e ex namorado da irmã mais velha. Ela entra em pânico e então o livro começa a nos deixar salivando pelo desfecho dessa história! Lara Jean acaba se metendo em uma grande confusão, faz um acordo com um dos meninos para tentar despistar o outro sobre os sentimentos dela, e o que é mentira e verdade começa a se misturar e a confusão se estabelece!
É muito bom ver ela descobrindo essa nova nuance na vida. Viver essas novas emoções. Experimentar o romance. E se apaixonar de verdade... E ser correspondida. Eu amei muito a narrativa da autora. Ela nos envolve e parece que estamos vivendo ali dentro do livro!

Além dessa mocinha fabulosa, a autora nos coloca de quatro pelos garotos da Lara Jean!!! E como se isso não bastasse para nos arrebatar incondicionalmente, ela criou a Kitty, irmã caçula e criatura mais cute de todas! E ela não é aquela criança bobinha e meiguinha! Rá! Nada disso!!! Ela é uma pimentinha... E todos a amam! Impossível não amar essa menina!
É um romance juvenil. Mostra as perversidades que os adolescentes podem fazer uns contra os outros para se sair melhor aos olhos dos demais. Também ressalta os laços familiares, e de amizade verdadeira.

Ela dá um passo na minha direção e eu dou um passo na direção dela e nos abraçamos, chorando, e o alívio que eu sinto é imensurável. Somos irmãs, e não há nada que ela ou eu possamos dizer ou fazer que vá mudar isso.

Eu adorei tudo. Achei que foi muito bem moldado e a autora soube amarrar bem as pontas. Não ficou nada a desejar ficou perfeito. De verdade. Ah! Tem umas trocas de bilhetes tão fofas. Eu amo livro com trocas de cartas, bilhetes, mensagens de texto, e-mails, AMO!

Não vou falar dos garotos aqui, para deixar as surpresas acontecerem quando você for ler. Eu recomendo muito! Estou louca para começar o segundo livro. Aliás, quando o primeiro livro acaba, é bem naquele momento que prendemos o fôlego e pensamos "Ai, meu Deus!". Acho que encontrei mais uma série para carregar no coração para sempre...

Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir.



6 Comentários

  1. Ola olá ola.
    Então, eu ja li esse livro até quase o final dele, mas sinceramente não consegui terminar. Sei la, por algum motivo não gostei, achei de certa forma enrolação, nem eu sei explicar pq não gostei kkk ja tentei voltar a ler umas 3 vezes e nada e a sua resenha me fez querer ler sabe? Mas aí eu começo a ler e não gosto hahah.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena!
      Mas cada um tem um gosto próprio, né?!
      No início do livro 1 eu tive um pouco de dúvidas também.
      Acho que é porque a autora quer nos dar o panorama geral da Lara Jean, da casa dela e família, de como ela é antes de a vida dela dar o giro que deu depois que os garotos recebem as cartas e começam a reparar nela, sabe?
      Eu li os 3 livros em 5 dias. Toda folga que tinha eu me jogava em cima deles!
      Adorei muito TUDO. Os mocinhos foram ótimos, a irmã caçula é uma fugura!!!
      Eu torci muito pela Lara Jean 💕
      Meu livro favorito é o segundo. Mas os 3 eu amarei para sempre. Queria um spin-off para a Kitty, depois que ela ficasse mais velha e tal.
      Leia amiga. Você vai ver que é muito legal!

      Excluir
  2. Eu quero reler já!
    E amei esse coração depois das 5 estrelas!
    Se pudesse daria toda a via láctea pra Lara Jean!

    ResponderExcluir
  3. Li este livro assim que foi publicado, porque antes mesmo já era fan da autora por já ter lido outros livros da própria, mas depois que conheci Lara, sua família, e seus garotos me apaixonei completamente e nada se compara a eles. A autora conseguiu fazer com sentíssemos empatia pela personagem, sempre nos colocando no lugar dela, eu pelo menos sempre torci por seu final feliz. Não perca tempo e leia o segundo livro, vai amar tanto quanto o primeiro.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica ,e obrigada por tirar esse dúvida que tinha sobre comprar esse livro ,ja estou animada pra ter lo em mãos, resenha maravilhosa, deu até um friozinho na barriga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada amore! Obrigada por ler a resenha. Amei a série! Vai de cabeça... É sensacional!!!

      Excluir